Inscrever-me

Segurança no trabalho: Cuidados a ter no dia a dia

18 Outubro, 2021
Sofia Macedo

Segurança no trabalho na Construção é essencial! Obviamente que todos corremos riscos, contudo este é sem dúvida um sector onde o número de riscos é bem maior, assim como as consequências.Se formos analisar o top 3 de acidentes de trabalho mais comuns temos:

  1. Quedas em alturas
  2. Esmagamentos 
  3. Soterramentos

Ou seja, tudo situações que poderiam ser evitadas. Afinal, se as medidas de segurança no trabalho em vigor fossem respeitadas, isto não aconteceria. Tendo isto em conta, apresentamos-lhe algumas das medidas de segurança mais importantes.

Boas práticas e medidas de segurança no trabalho

Para começar, compete à entidade empregadora definir os riscos e cuidados a ter. Nesse sentido, deverá criar um plano de segurança, tendo em conta:

  • Os riscos identificados, tendo em conta as atividades realizadas, mas também os equipamentos e produtos mais usados;
  • Riscos na origem, definindo como os eliminar e/ou reduzir a sua exposição:
  • Instruções estipuladas para o trabalho e funções em causa.

Uma vez criado, a empresa deve comunicar o plano aos funcionários. Estes devem ter em conta os riscos, mas também as proteções existentes e saber como as usar/aplicar. Por isso, enquanto empregador, não basta “dar” material de segurança aos trabalhadores. Tem de se assegurar da sua qualidade e eficiência, mas também que o mesmo é devidamente usado.

Tratar do terreno e assegurar que as medidas de segurança são cumpirdas é também um trabalho que tem de ser feito. Aliás, este trabalho de inspeção deverá ser feito de forma constante - até para evitar multas ou, ainda pior, acidentes!

Responsabilidade dos trabalhadores

Obviamente que os colaboradores no sector da Construção também têm a sua quota de responsabilidade. Para começar, compete aos trabalhadores seguir as diretrizes da empresa, assegurando que cumprem as medidas comunicadas. Assegure-se também que estes possuem a qualificação necessária para realizar os trabalhos e a maquinaria. E, claro, que são responsáveis pela sua conservação e manutenção.

Igualmente importante é criar um ambiente de comunicação fluida. Ou seja, faça com que os trabalhadores se sintam confortáveis a fazer qualquer queixa ou a apontar possíveis perigos ou riscos de acidente.

Contudo, nunca se esqueça que no que toca à segurança no trabalho, os empregados têm (também!) direitos! Direito a trabalhar num ambiente seguro e protegido, onde têm acesso a todos os cuidados e não estão expostos a perigos.

Outros cuidados a considerar

Igualmente para a segurança e bem-estar dos funcionários, é necessário ter outros cuidados. Eis alguns exemplos:

  • Disponibilizar proteção contra o sol (chapéus, creme solar, etc.)
  • Disponibilizar água para evitar problemas de hidratação
  • Kit de primeiros socorros completo
  • Realização de check ups médicos
  • Formação contínua e especializada
  • Etc.
-
É um profissional independente ou uma empresa e quer ter clientes com menos esforço?
Inscreva-se e obtenha clientes
Uma coisa antes de fazer o seu comentário: não é permitido incluir telefones de contacto, e-mails ou links para websites externos nesta secção, tal conteúdo será moderado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba notícias no seu e-mail

  • Hidden
    :
Suscribirme a la newsletter
¿Autónomo o empresa?
Consigue nuevos clientes y haz crecer tu negocio
Únete a habitissimo
usercalendar-fullcrossmenu