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Como superar a falta de mão de obra no setor da construção civil

28 Julho, 2022
Bea Correa

O setor da construção civil tem-se deparado com algumas dificuldades, entre o aumento dos preços dos materiais e a falta de mão de obra para os diferentes projetos. Mas será que existe alguma coisa a fazer para ajudar a sua empresa a fixar trabalhadores e a lidar com dificuldades de contratação? Neste artigo, damos-lhe algumas sugestões a considerar:

Como superar a falta de mão de obra no setor da construção civil
Como superar a falta de mão de obra no setor da construção civil

Melhoria das condições de trabalho

Uma boa forma de tornar a sua empresa mais apelativa e fixar a mão de obra é melhorando as condições de trabalho oferecidas aos funcionários. Procure seguir a legalidade em todas as situações, formalizando contratos, garantindo o cumprimento das normas e ajustando os salários sempre que possível. Cuide dos seus trabalhadores para que eles se sintam bem e sintam que a sua empresa lhes oferece todas as condições e direitos que eles merecem.

Bom relacionamento com os funcionários

Um bom relacionamento com os trabalhadores ajuda a fixar a mão de obra na sua empresa e a que o trabalho corra ainda melhor, o que se vai refletir na qualidade e execução dos seus projetos. Trate todos os seus subordinados com o respeito que lhes é devido e fomente um bom relacionamento entre todos os funcionários. A flexibilidade é também um ponto a seu favor, e algo que os funcionários valorizam muito.

Adaptar a demanda do trabalho

Uma vez que estamos a atravessar um período conturbado, torna-se importante que avalie cuidadosamente os trabalhos que tem em mãos e os prazos que estabelece. Se sabe que não vai conseguir certos prazos, não aceite o projeto. Prazos apertados só vão criar mais tensão na sua equipa e levar a que os seus trabalhadores tenham que trabalhar ainda mais para cumprir o prometido. O excesso de trabalho leva ao cansaço e ao desgaste dos seus funcionários, algo que se reflete depois na sua empresa. Como dissemos anteriormente, é importante que trate bem quem para si trabalha.

Veja também: Como gerir a demanda de trabalho e as férias de verão

Ajustar expetativas de prazos

Nos projetos que já têm a decorrer, não ceda à tentação de manter prazos que agora lhe são impossíveis, sob pena de a sua empresa e força de trabalho se ressentir disso. Assim, procure ajustar as expetativas de prazos com os diferentes clientes, propondo prazos mais aceitáveis. Explique ao cliente a razão pela qual o prazo tem de ser ajustado, para que ele seja capaz de compreender e aceitar melhor essa decisão.

Contratação no exterior

O Governo de Portugal criou uma nova tipologia de visto de forma a promover migrações seguras e ajudar ao combate da falta de mão de obra. Assim, podem entrar em território português estrangeiros que venham à procura de trabalho durante o período de 120 dias, que pode ser extensivo a mais 60 (num total de 180 dias). Neste ponto, convém realçar que, mesmo que contrate trabalhadores estrangeiros, é importante que não descure as dicas anteriores e fomente boas condições de trabalho, um bom relacionamento e prazos justos tanto para o cliente como para os trabalhadores.

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