Inscrever-me

Como enfrentar a subida de preço dos materiais de construção

21 Junho, 2021
bmachado

Desde o início do ano que se tem assistido a uma subida de preço dos materiais de construção, com especial destaque para a madeira, para trabalhos de carpintaria, do aço, para as estruturas de edifícios, e de PVC e alumínio para tubos e janelas. Esta escassez tem-se refletido num aumento dos preços dos materiais de construção, sendo que, nalguns casos, o preço subiu acima dos 35% desde que 2021 começou.

Está fora do controlo das empresas controlar a subida de preço dos materiais de construção, sendo que a única coisa a fazer é adotar formas mais inteligentes e eficazes de usar esses mesmos materiais, de modo a ter construções cada vez melhores e que não precisem de tanta matéria-prima. E sendo assim, de que forma pode preparar a sua empresa para a subida do preço dos materiais? Deixamos-lhe aqui algumas ideias:

Use sistemas pré-fabricados

Para funcionar de forma mais eficiente e reduzir resíduos mais eficientemente e reduzir os resíduos, considere a possibilidade de abraçar a pré-fabricação. A utilização de materiais de construção de origem tradicional resulta em muitos resíduos, mas quando se utiliza um componente pré-fabricado para construção, não há resíduos, uma vez que o material é concebido fora do local por uma empresa separada.

Os projetos são cuidadosamente coordenados com antecedência, para que apenas seja comprado e utilizado o que é necessário. Uma vantagem adicional da construção fora do local é que também reduz o custo da mão-de-obra para a sua empresa - compensando ainda mais o aumento dos custos de material na construção. Assim, esta solução é também boa para se tiver menos mão-de-obra disponível.

Pense realmente no que precisa

Um projeto bem pensado permite reduzir em muito o desperdício e aumentar a produtividade. Todos, desde arquitetos a fornecedores e utilizadores finais, estão envolvidos para assegurar que os projetos cumpram os objetivos, utilizando a menor quantidade de energia e recursos possível – o que inclui materiais. Este tipo de construção bem planeada resulta em menos contratempos, e em resultados mais satisfatórios e rápidos. A melhoria da satisfação dos projetos ajuda a estimular a confiança dos trabalhadores, bem como a atrair novos clientes para futuros projetos de construção.

Use sistemas de planeamento de construção

Existem softwares e sistemas próprios para construção que vão muito mais longe do que a conceção assistida por computador (CAD). Com este tipo de tecnologia, obtém-se uma visualização mais abrangente dos projetos de construção em todas as fases do processo. Isto inclui a conceção, operação, logística de construção, etc. Assim, se o seu cliente quiser fazer uma alteração a um desenho, a tecnologia atualiza automaticamente a quantidade de materiais necessários para o redesenho.

Com a integração correta, isto pode também calcular os custos exatos de material na construção associados à alteração do design. Isto melhora a sua capacidade de estimar exatamente quantos materiais necessita para completar um projeto, algo especialmente útil numa situação de subida de preço dos materiais de construção.

Aposte num software de gestão de trabalhos

Hoje em dia, a tecnologia está em todo o lado, incluindo nos locais de trabalho. Encontrar uma forma de incorporar software de campo nas suas capacidades de gerir um projeto é um passo na direção certa para a sua empresa. No que respeita à redução dos custos de material na construção, o software de gestão de campo assegura que o desperdício de material pode ser reduzido, graças à facilidade de comunicação relativamente a projetos em processo de conclusão.

Se um gestor de projeto de construção tiver uma pergunta sobre o tamanho de uma sala ou o tipo de materiais utilizados num determinado espaço, tudo o que tem de fazer é aceder ao plano de design atualizado através de software de campo. Se o arquiteto e o proprietário tiverem feito uma alteração de última hora, esta informação estará prontamente disponível para o gestor do sítio. Sem esta coordenação, a reconstrução acontece com demasiada frequência, e é um enorme desperdício de materiais.

Outro benefício potencial do software de gestão de campo de construção é a capacidade de os seus trabalhadores fazerem mais em menos tempo. Eles não estão a perder tempo no estaleiro a tentar encontrar a resposta a uma pergunta que pode ser facilmente respondida com o software de gestão de construção. Mais importante ainda, os trabalhadores não estão a perder tempo com reconstruções ou demolições devido a erros ou alterações ao desenho que não foram comunicadas.

Como enfrentar a subida de preço dos materiais de construção
É um profissional independente ou uma empresa e quer ter clientes com menos esforço?
Inscreva-se e obtenha clientes
Uma coisa antes de fazer o seu comentário: não é permitido incluir telefones de contacto, e-mails ou links para websites externos nesta secção, tal conteúdo será moderado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba notícias no seu e-mail

  • Hidden
    :
Suscribirme a la newsletter
¿Autónomo o empresa?
Consigue nuevos clientes y haz crecer tu negocio
Únete a habitissimo
usercalendar-fullcrossmenu