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Como criar um Instagram de sucesso (7 dicas)

22 Setembro, 2021
Sofia Macedo

Se procura saber como criar um Instagram de sucesso, este artigo é perfeito para si! Atualmente, as redes sociais são uma importante ferramenta de trabalho seja na área da Construção ou noutros sectores. Não só porque lhe permitem criar e manter uma relação mais próxima com os seus clientes e também mostrar o seu trabalho. Nesse sentido, sendo o Instagram uma rede social que privilegia a imagem, faz todo o sentido apostar mais do seu tempo e esforço com esta ferramenta. Confira algumas dicas sobre como usar o Instagram e ser um sucesso nas redes!

Instagram para profissionais da construção civil
Instagram para profissionais da construção civil

1. Constância

A nossa primeira dica é: constância! Para serem bem sucedidas, as redes sociais requerem tempo. Por isso, se logo na primeira semana não chega aos 100 seguidores ou no primeiro mês aos mil, é normal! Eventualmente, verá que o seu esforço e investimento acabará por ser compensado.

Além disso, o próprio Instagram dá mais visibilidade às contas com uma maior atividade, onde se publica com maior frequência.

2. Editar o perfil de Instagram

Igualmente importante apresentar toda a informação da empresa no perfil. Deste modo, os seus seguidores irão encontrar toda a informação que precisam sobre a empresa. Por exemplo: nome, morada, contacto telefónico e/ou email, o website e aquilo que faz. Enfim, se a sua empresa só faz trabalhos de carpintaria, deixe isso claro no perfil. Deste modo, não confundirá os seguidores.

É muito importante que no perfil, os seguidores consigam encontrar toda a informação sobre a empresa. Caso contrário, como lhe poderão contactar para um serviço ou para pedir informações?

3. Imagens de qualidade

Sendo uma rede social dedicada à imagem, obviamente que ter um Instagram de sucesso passa por publicar imagens de qualidade. No sector da Construção, isso é ainda mais importante, por isso aposte em imagens inspiradoras que submetam às ideias de limpeza, ordem e organização. Afinal, uma imagem vale mais do que mil palavras, certo?

Além das ferramentas de edição e filtros do Instagram, atualmente existem vários aplicativos para editar as fotos dos seus projetos. Deste modo, poderá melhorar a qualidade das imagens, tornando-as mais atrativas para a sua comunidade.

4. Texto, menções hashtags

Igualmente importante é o texto que acompanha a imagem. Assim sendo, use este espaço para dar informação sobre a foto, seja ela de uma obra, de um projeto, etc. Ou seja, explique o que fez, quando e como; partilhe histórias interessantes. Deste modo, manterá os seus seguidores “agarrados” à página. Se optar apenas por vender os seus serviços, acabará por cansar os seus seguidores. Logo, diversifique!

Outra funcionalidade útil são as menções. Graças a elas, poderá associar empresas e clientes à publicação. Para o fazer, só precisa usar o @ e escrever o nome da página que deseja associar. Isso é uma boa forma de reforçar também as suas relações, podendo tagar os outros profissionais e empresas que trabalham com a sua, mas também fornecedores e marcas dos produtos que usa no dia a dia. Por norma, quem é mencionado no Instagram partilha o conteúdo, logo será uma forma de promover a sua página e chegar a mais gente.

Além disso, use as #hashtags para conseguir chegar a mais gente. Muita gente usa o Instagram para se inspirar e, para fazer pesquisas, as hashtags são muito úteis. Por isso, seja estratégico na hora de escolher as que serão relevantes para o seu negócio, mas também para os serviços que presta e/ou descrevem a imagem.

5. O que publicar no Instagram?

Embora, à primeira vista o conteúdo visual pode parecer limitado, mas não tem de ser assim! Nesse sentido, o próprio Instagram coloca à sua disposição outras ferramentas, como vídeos, Stories e até a possibilidade de fazer diretos. Quanto aos conteúdos em si, aqui ficam algumas ideias de conteúdos de Instagram populares:

  • Apresentar o trabalho final da obra
  • Destacar detalhes do projeto em que está a trabalhar
  • Antes & Depois no sectores da Construção e Decoração funcionam sempre muito bem
  • Documentar visualmente a evolução do trabalho
  • Mostrar o processo (escolha de cores, tecidos, etc.)
  • Partilhar dicas e segredos
  • Imagens de bastidores
  • Celebrar datas/acontecimentos espaciais (seja para a empresa ou para o país/mundo)
  • Partilhar fotos da sua equipa (a trabalhar e em momentos mais descontraídos, por exemplo)
  • Etc.

6. Criar uma relação com os seguidores

Além de publicar com frequência, recorde-se de responder e interagir com os seus criadores. Desta forma, estará a criar uma relação à volta do seu negócio que ultrapassa o lado comercial. Seja educado e responda sempre aos comentários, nem que seja com um emoji. Quanto mais interage, mais destaque o Instagram acabará por dar à sua conta, apresentando os seus posts com frequência a quem já segue e sugerindo-o a outras pessoas.

Ah, não se esqueça de olhar a caixa de mensagens e de sempre responder às mensagens.

7. Promover posts

Infelizmente, hoje em dia, só o orgânico não basta. Ainda mais, o sector da Construção no Instagram tende a ser bastante competitivo! Por essa razão, é muito importante ter de parte algum dinheiro disponível para promover os seus posts, fazendo-os chegar até mais gente. Deste modo, conseguirá aumentar a sua comunidade e conquistar mais e novos seguidores que, no futuro, se poderão revelar como futuros clientes!

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