1. Os particulares não tinham um interesse verdadeiro
Antes de iniciarem um projeto e escolherem um profissional para o realizarem, a maioria dos particulares procura saber os preços do serviço. Para isso, pede orçamentos a empresas da sua zona de residência, seja indo falar diretamente com o dono, seja pedindo orçamentos online. Depois, cabe ao particular decidir qual é a melhor opção para ele, o que significa necessariamente que apenas irá escolher um dos profissionais que lhe deu orçamento para fazer o trabalho.
2. Não consegue estabelecer contacto com os particulares
Quer enviar o seu orçamento ou contactar o cliente para saber a sua decisão, mas este não atende o telefone nem lhe liga de volta. Isto pode acontecer algumas vezes, caso o cliente esteja num ambiente em que não possa estar ao telefone e opte por não ligar por não conhecer o número. Se puder, mande uma mensagem profissional para o número do cliente, explicando quem é e por que razão o contactou. O cliente, se estiver interessado, irá ligar-lhe de volta ou agendar uma hora para que ambos possam falar.
3. Não pode realizar esse tipo de trabalho
Nem sempre temos tempo de fazer todos os trabalhos que nos vêm parar em mãos, e essa pode ser uma das razões pelas quais não está a adjudicar novos trabalhos. Mas como o objetivo de um negócio passa por chegar a mais pessoas, procure agilizar os seus processos de trabalho dentro do possível e organizar melhor os seus projetos. Talvez dessa forma consiga arranjar tempo para os projetos de novos clientes e assim conseguir uma base de trabalhos maior.
4. Os trabalhos não eram do seu interesse
Não há nada de errado em recusar fazer um serviço por este não ser do seu interesse. Idealmente, um bom empresário sabe o que convém ou não para o seu negócio, e se identifica um serviço que, apesar de trazer dinheiro, não é do seu interesse, pode e deve dizer não. Os motivos para dizer não são variados, e todos eles válidos. Desde um cliente com historial de ser problemático à simples falta de tempo, dizer não é sempre uma opção.
5. O particular escolheu outro profissional
Haverá sempre concorrência na sua área de negócio, e é inevitável que alguns trabalhos sejam entregues aos seus competidores, seja por terem feito um preço mais baixo, terem prometido um prazo de finalização mais curto ou por qualquer outro motivo. Pode sentir-se tentado a baixar os seus preços ou a prometer o impossível para adjudicar mais trabalhos, mas isso pode comprometer a qualidade do seu serviço. Se acha que os preços que pratica são justos, mantenha-os. A maioria das pessoas prefere pagar um pouco mais por algo de qualidade comprovada.
6. O seu perfil não tem opiniões de outros clientes
Criar um perfil num diretório de profissionais é uma boa forma de dar destaque ao seu negócio, mas pode chamar ainda mais a atenção para aquilo que faz através da opinião de clientes anteriores. Antes de contratar alguém, a maioria dos particulares procura saber a opinião de antigos clientes seus, para ter uma melhor ideia daquilo com que pode contar. Por isso, peça a antigos clientes que deixem a sua avaliação no seu perfil profissional.
7. Não mostra projetos que já realizou
A internet é uma excelente forma de dar a conhecer o seu trabalho e a sua experiência, e não há nada como tirar fotografias a um trabalho para que potenciais clientes vejam aquilo que consegue fazer. Assim, tire fotografias do antes e depois de um trabalho e descreva aquilo que foi feito. As imagens devem ser de qualidade, sem estarem tremidas e sem incluírem pessoas. O texto deve não ter erros de português e ser bastante descritivo, para que seja realmente útil aos particulares e aumentar as suas hipóteses de adjudicar trabalhos.
Atenção: não é permitido incluir no seu comentário quaisquer telefones de contacto, e-mails ou links para páginas web externas ao habitissimo. Tal conteúdo será revisto.