Inscrever-me

Abastecimento das matérias-primas: Como enfrentar a escalada de preços e a escassez

17 Maio, 2022
bmachado

Temos enfrentado uma escalada de preços e até escassez nalguns materiais, o que tem tornado o abastecimento de matérias-primas algo de mais complicado e custoso. Sabemos que ter matérias-primas a um preço justo é fundamental para um negócio florescer e, por isso, deixamos-lhe algumas dicas para enfrentar a subida de preços e a escassez: 

Seja o mais eficiente possível  com as matérias-primas

Se ainda não tem práticas de gestão de matérias-primas implementadas na sua empresa, está na altura de o fazer. Dessa forma, irá reduzir custos e gastar o seu dinheiro da melhor forma possível. Esteja atento a eventuais falhas ou desperdícios recorrentes, e implemente práticas para o diminuir ou, idealmente, eliminar. Registe também as quantidades de material usadas. Assim, conseguirá perceber como é que a sua empresa gasta a matéria-prima e, com esse conhecimento, poderá evitar gastos desnecessários. 

Calcule bem o que precisa 

Estes não são tempos de arranjar matérias-primas em excesso, tanto porque há escassez, como pelo preço. Portanto, antes de iniciar um projeto, calcule muito bem o que vai ser ou não necessário, e compre apenas o essencial. É claro que pode dar uma certa margem aos seus cálculos, mas, mesmo assim, evite comprar em excesso, especialmente quando tem a certeza de que vai usar pouco do material em questão. Seguindo o ponto anterior, sabendo o gasto médio de matérias-primas da empresa, conseguirá fazer estes cálculos de forma mais correta. 

Mantenha fornecedores de confiança 

Será sensato manter mais do que um fornecedor de confiança para o mesmo material, não só porque assim aumenta as suas oportunidades de efetivamente conseguir o material de que precisa, como terá mais facilidade de o conseguir a um preço justo. Mantenha também atualizada uma lista não só com os fornecedores, mas também com as condições de pagamento aplicadas por cada um, a estimativa de tempo de entrega e a capacidade de demanda. Dessa forma, estará mais preparado para qualquer adversidade. 

Mantenha controlo do estoque de matérias-primas

Seja por métodos mais tradicionais ou por programas informáticos, manter o controlo do seu estoque e da compra de matérias-primas é fundamental nestas alturas, porque pode ser a diferença entre um gasto desnecessário ou não. Ao fazê-lo, estará também a garantir que tem a quantidade necessária de materiais para atender à demanda dos clientes, e que consegue realizar os projetos com qualidade, mas sem gastos supérfluos. 

Faça o gerenciamento de custos 

É importante ponderar bem a situação atual, fazendo um gerenciamento dos custos com as matérias-primas. Portanto, compare os preços dos custos dos materiais com o preço a que vende os seus serviços, e decida se, com a subida de preços, ainda é viável cobrar o mesmo valor que antigamente. Não recomendamos que faça grandes ajustes no seu preço, aumentando-o de forma excessiva, mas sim que avalie bem se ainda é viável manter o mesmo valor, ou se é melhor aumentá-lo ligeiramente. 

Abastecimento de matérias-primas: combater a subida de preço e escassez dos materiais
Abastecimento das matérias-primas: Como enfrentar a escalada de preços e a escassez

É um profissional independente ou uma empresa e quer ter clientes com menos esforço?
Inscreva-se e obtenha clientes
Uma coisa antes de fazer o seu comentário: não é permitido incluir telefones de contacto, e-mails ou links para websites externos nesta secção, tal conteúdo será moderado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba notícias no seu e-mail

  • Hidden
    :
Suscribirme a la newsletter
¿Autónomo o empresa?
Consigue nuevos clientes y haz crecer tu negocio
Únete a habitissimo
usercalendar-fullcrossmenu