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Materiais eficientes: indique as melhores opções aos seus clientes

17 Maio, 2022
bmachado

Usar materiais eficientes numa construção torna-se vantajoso não só para os futuros habitantes, mas também para a empresa que constrói. Isto porque o uso deste tipo de materiais se vai refletir na qualidade final da construção, ajudando-o a estabelecer uma boa reputação. Portanto, deixamos-lhe algumas dicas de como indicar os melhores materiais para os seus clientes: 

Avalie as necessidades do cliente 

Antes de fazer qualquer tipo de sugestão, convém avaliar quais são as necessidades específicas desse cliente, assim como perceber aquilo que ele pretende como resultado final. Por exemplo, se a eficiência térmica for algo de muito importante para o seu cliente, poderá recomendar os melhores materiais para conseguir o efeito desejado. Ao saber o que o cliente precisa, conseguirá indicar quais são os melhores materiais para cada situação. 

Faça perguntas aos clientes

Não há nada como perguntar especificamente ao cliente o que pretende. Ao comunicar de forma clara, conseguirá entender melhor o que é pretendido da sua parte e quais os objetivos para aquele trabalho. Da mesma forma, ao estabelecer uma relação de sinceridade com o cliente, conseguirá explicar de forma mais clara quais são as melhores opções para levar a obra a bom porto.  

Mantenha-se atualizado em relação a materiais eficientes

De nada adianta fazer perguntas, se não estiver atualizado em relação aos materiais que existem no mercado. Este conhecimento pode ser um fator diferenciador e permite-lhe não só oferecer melhores serviços, como estabelecer uma certa autoridade no seu meio. Portanto, reserve sempre algum tempo para se manter atualizado sobre as novidades do setor e sobre as técnicas e materiais mais eficientes. 

Mostre interesse 

É verdade que tem mais experiência que o cliente (para alguma coisa ele o contratou), mas também é verdade que uma boa comunicação é a chave para o sucesso. Assim, mostre interesse pelos objetivos do cliente e por aquilo que ele pretende, guiando-o sempre que necessário na direção daquilo que é melhor. Ser condescendente ou até ignorar os desejos do cliente pode custar-lhe a sua reputação e não ajudará a sua empresa a crescer. 

Prepare bem a conversa 

Muitas vezes, os materiais mais eficientes têm também um custo superior, mesmo que ligeiramente, o que se vai refletir no preço final. Como profissional, sabe que esses materiais compensam e valem a pena, mas o cliente pode não o saber e pedir uma justificação para essa escolha. Portanto, tenha bem presentes quais são as vantagens do material em questão, de modo a que consiga explicar o porquê de essa ser uma opção muito melhor. 

Respeite o cliente, mesmo que ele não queira materiais eficientes

Se, mesmo depois de ter uma conversa com o cliente sobre quais são os melhores materiais e quais são mais eficientes, o cliente decidir optar por um material com menos qualidade e mais barato, respeite os seus desejos. Poderá voltar a referir as vantagens e mostrar que o preço efetivamente compensa, mas se a decisão se mantém, siga com o que o cliente pede. De novo, procure não ser condescendente nem rude – a reputação da sua empresa depende do modo como se relaciona com os seus clientes e respeita as suas decisões. 

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