Inscrever-me

Alternativas ao WhatsApp para comunicar com os seus clientes

28 Outubro, 2021
Bea Correa

Cada vez que o WhatsApp se vai abaixo, muitos utilizadores começam a procurar alternativas para comunicar com os seus clientes. De um ponto de vista comercial, sabemos que contactar os nossos clientes é essencial. A comunicação entre cliente e empresa deve ser sempre ágil. Há muitas empresas que utilizam o WhatsApp para entrar em contacto com estes clientes, mas não faria mal nenhum conhecer algumas outras alternativas.

Ccomunicar com os seus clientes via e-mail


É válido? É claro que sim. Um e-mail continua a ser um meio de comunicação tão válido como qualquer outro. No entanto, tenha em mente que a rapidez não é o que se obtém com serviços de mensagens como o WhatsApp. Nem com os smartphones, que têm sempre o e-mail ligado e em vista, estamos 100% seguros de que as notificações urgentes chegarão na altura em que precisamos delas. Assim, a utilização do correio eletrónico pode funcionar para certas questões, mas pode não ser a melhor forma de comunicar uma mudança urgente num trabalho, por exemplo.

Comunicar com os seus clientes via SMS


Muitos podem vê-lo como um regresso ao passado. Muitos outros podem nem sequer saber onde estão localizados os SMS no seu telefone, mas a verdade é que ainda existem e são muito úteis quando estes serviços de mensagens instantâneas, tais como o WhatsApp, não estão a funcionar. No lado positivo, estão disponíveis por defeito em todos os aparelhos de telefone. Assim, o seu cliente não terá de descarregar qualquer APP. No entanto, lembre-se que os operadores cobram por este tipo de mensagem, ao contrário das aplicações de envio de mensagens.

Outras aplicações

Aqui entramos num campo com muitas opções. A primeira coisa que devemos saber é que a maioria dos nossos clientes não vai ter algumas destas aplicações instaladas, por isso seria interessante que antes de iniciar um projeto, lhes dissesse que seria interessante que descarregassem esta aplicação para poderem comunicar através dela.

Que alternativas existem? Muitas e muito mais seguras em termos de transferência de dados do que o WhatsApp.

Sabia que o Whatsapp anunciou novas funções para empresas?

TELEGRAM

O telegrama, por exemplo, é um dos concorrentes diretos da WhatsApp e o seu funcionamento é também muito semelhante. A verdade é que tem cada vez mais utilizadores e isso torna mais fácil a comunicação com os nossos clientes. Além disso, pode criar chats com pessoas que lhe são próximas, mesmo que não tenha o seu número guardado na sua agenda. Tem a opção de auto-destruição de mensagens e permite ao utilizador ligar-se em vários dispositivos ao mesmo tempo. Pode não achar todos estes serviços interessantes para um negócio, mas com certeza achará interessante a versão desktop.

SIGNAL

É uma aplicação de mensagens e chamadas instantâneas. É também gratuito e de código aberto. Esta alternativa é realmente interessante porque a aplicação não recolhe qualquer tipo de informação sobre os utilizadores que a utilizam. É quase impossível que outros interceptem as nossas comunicações, algo que acontece com outros. Pode fazer chamadas, criar grupos e, além disso, pode também enviar mensagens SMS para comunicar com pessoas que não tenham esta aplicação instalada. Também pode ativar o remetente confidencial para enviar mensagens a estranhos sem partilhar o seu perfil ou bloquear os seus registos de modo a que apenas possa reutilizar o seu número para iniciar sessão a partir de outro dispositivo, neste caso ser-lhe-á pedido um identificador extra.

O telefone ainda existe!


Finalmente, e embora possa parecer óbvio, lembrar que quando há uma necessidade importante e é absolutamente essencial falar com um cliente, o telefone ainda existe. Por vezes, com tantas aplicações e opções, esquecemo-nos que a forma mais direta de falar com alguém é marcar o seu número de telefone. Além disso, muitas pessoas têm o serviço de resposta activado por defeito, pelo que uma mensagem, se não responderem, irá alertar-nos para a urgência.

É um profissional independente ou uma empresa e quer ter clientes com menos esforço?
Inscreva-se e obtenha clientes
Uma coisa antes de fazer o seu comentário: não é permitido incluir telefones de contacto, e-mails ou links para websites externos nesta secção, tal conteúdo será moderado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Um comentário sobre “Alternativas ao WhatsApp para comunicar com os seus clientes”

Receba notícias no seu e-mail

  • Hidden
    :
Suscribirme a la newsletter
¿Autónomo o empresa?
Consigue nuevos clientes y haz crecer tu negocio
Únete a habitissimo
usercalendar-fullcrossmenu