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Como pedir a avaliação do cliente (e conseguir mais trabalho)

6 Setembro, 2021
Sofia Macedo

Conseguir pedir a avaliação do cliente, quando se está online, é essencial para fazer o negócio crescer. As avaliações positivas não são apenas uma forma de reconhecer e brindar o seu (bom) trabalho. Além disso, as reviews positivas são uma forma de reforçar a sua marca aos olhos dos novos clientes. 

Como explicamos no nosso ebook A Digitalização do Sector da Construção em Portugal, os actuais consumidores tendem a pesquisar e a comparar os vários prestadores de serviço. Para eles, a Internet é a melhor ferramenta para encontrar e contatar profissionais. Logo, na sua pesquisa há vários aspectos que contam. Aqui ficam alguns exemplos:

  • Site intuitivo
  • Presença nas redes sociais
  • Poder ver fotos de trabalhos realizados
  • Etc.

A par de tudo isto, também as avaliações e comentários de outros utilizadores fazem toda a diferença, podendo ser decisivos! Ou seja: deverá encará-los como o “boca a boca” da Internet.

Por exemplo, no Diretório de Empresa da habitissimo e em cada perfil, as avaliações dos clientes estão destacadas. Desta forma, o cliente pode obter mais informações sobre a empresa ou profissional que deseja contactar.

Por tudo isto, ajudamos-lhe a criar uma estratégia para conseguir pedir uma avaliação do cliente relativamente ao seu trabalho. Aqui ficam duas opções.

Pedir uma avaliação diretamente

Neste caso, o melhor a fazer é perder a vergonha e/ou timidez e ser direto com o cliente. Certamente não será o primeiro a fazer este tipo de pedido a um cliente, logo poderá contar com a compreensão e contribuição do cliente.

Fazer o pedido online ou por SMS

Outra estratégia para pedir avaliações aos clientes é enviando um SMS ou Whatsapp.

Neste caso, seja o mais pragmático possível. Além de pedir avaliação ao cliente, envie-lhe o link da plataforma, como o habitissimo, onde deverá colocar o feedback. Deste modo, desculpas como “não sei onde o fazer” ou “não encontro o site”. Deste modo, a avaliação fica registrada em nome do cliente e da sua conta, aumentando assim a sua credibilidade.

Caso o cliente não o faça, não se acanhe e espere uns dias até pedir de novo, mas sempre delicadamente. No caso daqueles clientes sempre muito ocupados, recorde-os mais ao fim do dia, para evitar que se distraiam com tarefas do trabalho e outros assuntos.

A avaliação do cliente já está online: e agora?

pedir-avaliacao


Para começar, agradeça sempre ao cliente, mesmo se a avaliação ficar aquém do que esperava. Recorde-se que, no online, “estão todos a ver”! Além disso, é uma forma de aumentar as interacções no seu perfil, destacando-o da concorrência.

No caso da avaliação ser negativa, tenha sempre uma postura construtiva e educada. Assumo o erro se for caso disso.

Contudo, se sentir que a avaliação é injusta, a nossa dica é: respirar. Depois disso, prepare uma resposta, onde relate os acontecimentos. Escreva de forma clara e direta, optando por frases curtas. Exponha o seu ponto de vista – e evite o bate-boca. Obviamente que não vai mudar a opinião daquele cliente, contudo fará com que aqueles que leem as avaliações – possíveis futuros clientes – fiquem a conhecer o seu lado da história. Afinal, como todos sabemos, nem sempre o cliente tem razão.

Não se esqueça que as avaliações funcionam como um verdadeiro cartão de visita capazes de reforçar a confiança de novos clientes e que podem fazer toda a diferença na hora de o contactar ou não. Ainda mais num sector como o da construção, para muitos clientes uma opinião positiva faz toda a diferença! Logo, não se iniba e comece a pedir a avaliação do cliente sempre que fizer um trabalho!

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