Inscrever-me

Como o Plano de Poupança de Energia 2022-2023 afeta o setor da construção

26 Outubro, 2022
Bea Correa

A grave seca que se faz sentir no nosso país, aliada ao contexto do conflito armado na Ucrânia, levou a que diversos países da União Europeia implementassem medidas de poupança de energia e de recursos. O nosso país não foi uma exceção, tendo criado o Plano de Poupança de Energia de 2022-2023. Mas afinal, o que é este plano e como é que ele afeta o setor da construção? 

O que é o Plano de Poupança de Energia 2022-2023? 

Como o nome indica, trata-se de um plano, criado pelo Governo, que procura apelar a uma utilização mais consciente dos recursos que temos disponíveis. Com o propósito de focar nos recursos hídricos e na eletricidade, e acima de tudo, tem também como objetivo a redução dos consumos excessivos no nosso país. 

O setor da construção é afetado pelo Plano de Poupança de Energia? 

O Plano de Poupança de Energia apenas tem caráter obrigatório para a administração pública. Já no setor privado, as medidas propostas tem caráter facultativo. Entretanto, se for declarado um alerta por parte da União Europeia, estas medidas passarão a serem obrigatórias. para todos os setores.

Mas, mesmo que os privados não estejam obrigados a seguir as recomendações do plano, é sempre bom para o seu negócio pensar em formas de diminuir os seus consumos, tanto para poupar recursos como para reduzir os custos associados.

Quais são as medidas propostas em termos energéticos? 

No que diz respeito à energia, a proposta é que se tente poupar ao máximo o consumo desta, reduzindo o consumo energético ao máximo. Desta forma, o setor da construção pode ter um papel importante, e como sugestão deverá incluir maneiras de reduzir o consumo de climatização e iluminação. Existe também a recomendação de que se usem fontes de energia renováveis, sempre que possível, e dá-se destaque à formação e à capacitação por forma a potenciar a eficiência energética. 

Veja também: Como aderir a construção sustentável nos seus projetos

E quais são as medidas sugeridas para os recursos hídricos? 

No geral, os objetivos pretendidos prendem-se com um aumento da eficiência do uso dos recursos hídricos, evitando-se desperdícios e regras desnecessárias e excessivas, como por exemplo, a redução do desperdício de água na rega. Tal como no ponto anterior, dá-se destaque para a formação e a capacitação para uma maior eficiência do uso dos recursos hídricos que tem disponíveis. 

Em termos práticos, como posso ajudar a minha empresa a seguir o Plano? 

No que toca aos recursos energéticos:

  • Procure desligar iluminação de interior ou de exterior a partir de determinados horários ou quando não for precisa a sua utilização.
  • Poupe no consumo desligando aparelhos e ferramentas quando já não as estiver a usar, e evite estar constantemente a ligar e a desligar as diferentes ferramentas que usa para o seu trabalho.
  • No geral, procure incutir nos seus trabalhadores um sentido de responsabilidade energética, já que poupará não só os recursos, como no que gasta no final do mês. 

Em termos hídricos:

  • Analise bem o seu consumo de água, e identifique situações em que esta está a ser usada de forma desnecessária.
  • Sempre que possível, procure reutilizar a água para outras coisas, promovendo assim um consumo mais consciente deste recurso.
  • Sensibilize também os seus trabalhadores para estes desperdícios, de modo a que eles estejam atentos, e promova um consumo responsável da água. 
Como o Plano de Poupança de Energia 2022-2023 afeta o setor da construção
Como o setor da construção deve implementar o plano de poupança de energia
É um profissional independente ou uma empresa e quer ter clientes com menos esforço?
Inscreva-se e obtenha clientes
Uma coisa antes de fazer o seu comentário: não é permitido incluir telefones de contacto, e-mails ou links para websites externos nesta secção, tal conteúdo será moderado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba notícias no seu e-mail

  • Hidden
    :
Suscribirme a la newsletter
¿Autónomo o empresa?
Consigue nuevos clientes y haz crecer tu negocio
Únete a habitissimo
usercalendar-fullcrossmenu