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Chatbot Whatsapp: O que é e como poderá usar no seu negócio

23 Setembro, 2022
Bea Correa

Cada vez mais encontramos ferramentas que nos permitem simplificar muitos dos processos de uma empresa, como a comunicação rápida das obrigações fiscais ou até mesmo o atendimento ao cliente. Neste caso, o Chatbot Whatsapp poderá ser uma forma de conquistar clientes potenciais e dar-lhes uma resposta atempada, mesmo não estando presente. Portanto, tiramos-lhe algumas dúvidas sobre esta ferramenta. 

O que é um chatbot? 

No fundo, podemos dizer que é um assistente virtual, que se vai comunicar com os nossos clientes através de mensagens de texto. Muito implementados em sites, os chatbots começam agora a chegar às páginas das redes sociais ou de mensagens, já que ajudam a que as perguntas mais urgentes dos clientes sejam respondidas em tempo útil e de forma correta, sem que para isso tenha que estar constantemente atento às mensagens. 

O que é o chatbot Whatsapp? 

Portanto, o chatbot Whatsapp não é mais que um assistente virtual para os seus clientes na rede Whatsapp, permitindo-lhe criar perguntas e respostas pré-definidas e que são comuns aos seus clientes. Assim, quando um cliente entra em contacto com o Whatsapp da sua empresa, tem a hipótese de falar com um assistente virtual que terá as suas respostas pré-definidas, o que lhe poupa tempo e ajuda a criar mais confiança junto dos clientes. 

Quais são as suas vantagens? 

Esta ferramenta tem diversas vantagens associadas. São elas: 

  • A possibilidade de responder aos seus clientes rapidamente, quando estes estão disponíveis. 
  • Conduz o cliente ao longo do funil de vendas de forma muito eficaz, já que permite aos clientes tomarem ações rápidas. 
  • Ajuda a dar mais credibilidade e confiança à sua empresa. 
  • Trata-se de um sistema de comunicação seguro, confortável e acessível, tanto para clientes como para quem configura o sistema. 
  • Permite-lhe ter controlo total sobre a comunicação geral com os seus clientes, de forma fácil e centralizada. 

Como usar esta ferramenta no seu negócio? 

Todas estas vantagens tornam a opção de usar o chatbot Whatsapp muito apelativa para negócios, até porque muitos dos seus clientes e potenciais clientes se encontram nesta plataforma. Assim, reúna algumas das questões mais frequentes que lhe fazem e as suas respostas, o que lhe vai permitir automatizar parte da conversa e dar uma resposta rápida e completa aos clientes. Pense também no fluxo normal de uma conversa com os seus clientes. O que costumam eles perguntar primeiro? Definir isto pode ajudá-lo a tornar a experiência de usar o chatbot ainda mais intuitiva e apelativa para quem o contacta. 

Como pode instalar o chatbot do whatsapp? Existem custos associados? 

Primeiramente, terá de se inscrever, para usar a API do Whatsapp Business. Com tudo aprovado, terá de selecionar uma plataforma de chatbot compatível com o Whatsapp e começar a sua configuração. A maioria das plataformas torna este processo muito intuitivo, pelo que não terá dificuldades em configurar tudo o que precisa. Encontrará muitas plataformas gratuitas, mas terão funcionalidades limitadas, pelo que o melhor seria apostar por empresas já estabelecidas. Poderá encontrar opções a preços muito apelativos. Alguns exemplos de plataformas de chatbot são o Twilio, Vonage, ATOM, Messenger People e Botsociety.

O que é o chatbot Whatsapp?
O que é o chatbot Whatsapp?

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