Manter a proximidade com o seu cliente, aliás, clientes é vital para o seu negócio. Recorde-se que um cliente satisfeito além de voltar, também se transforma num embaixador da marca/empresa recomendando-a amigos e conhecidos. E sabe o que isso significa? Novos clientes.
Assim sendo, recorde-se, após terminar uma obra e/ou projeto, não se desligue por completo dos seus clientes. Nesse sentido, partilhamos consigo algumas dicas sobre como manter a proximidade com o seu cliente.
Um serviço de apoio ao cliente rápido e empático é sempre a melhor forma de conquistar e de manter a proximidade com os clientes. Não demore muito a responder e sobretudo seja útil, pragmático e – muito importante – empático.
São estes pequenos detalhes que fazem a diferença e que contribuem para uma relação mais próxima entre clientes e empresas/marcas.
E recorde-se que este serviço não se pode limitar à pré-venda. Ele deve-se estender também ao pós-venda. Portanto, certifique-se de que o cliente ficou/está satisfeito e se há algo mais que ele precisa. Afinal, depois daquela obra na sala, quem sabe se não voltam a chamar para iniciar o projeto da cozinha?
Já aqui dissemos muitas vezes que as redes sociais são uma ferramenta incrível de trabalho. Através delas, poderá manter ativa uma comunidade de entusiastas que, de alguma forma, já têm alguma relação ou interesse no seu trabalho.
Lembre-se que para as redes sociais funcionarem bem, é importante ser constante e partilhar conteúdos comerciais, mas não só. Partilhe também dicas práticas e inspiracionais associadas com o seu negócio, mas também com o seu sector,
Ao contrário do que muitos pensam, o email não morreu. Uma newsletter continua a ser uma excelente forma de manter uma relação próxima com os seus clientes, sem ser demasiado invasiva.
Aproveite-a para para comunicar os seus sucessos, assim como mostrar os trabalhos feitos – todos adoramos um Antes e Depois – e, claro, se tiver promoções ou descontos para oferecer, uma newsletter é o meio ideal para os divulgar. Mas sobre estas ofertas, falamos a seguir.
Hoje em dia, existem vários programas de fidelidade, onde desde a oferta de descontos em produtos específicos ou em dias especiais (inclusive no do aniversário do cliente), se encontra uma forma de presentear um cliente.
Outra estratégia muito em voga, é premiar aqueles clientes que recomendam e trazem novos. Afinal, quem não gosta de uma oferta?
Calendários, autocolantes, isqueiros,… Enfim, as opções de merchandising são mais que muitas e a verdade é que continuam a ser uma boa opção para recordar um cliente da sua existência.
Além disso, hoje em dia tem a vantagem de poder escolher uma série de produtos bem mais atrativos e originais – e até mais úteis. O que lhe parece investir antes em baterias portáteis, garrafas de água ou drones. A oferta é vasta, mas seja qual for a sua opção, siga estes 3 conselhos: