Inscrever-me

Preparado para 2021? O que esperar do setor da construção e imobiliário

9 Abril, 2021
Bea Correa

Chegou 2021, um ano que se revelou atípico, completamente dominado pelo tema da pandemia, um ano onde existiu um enorme impacto no modo de viver, forçando a adaptação do ser humano aos novos hábitos e novas alterações nas dinâmicas das relações pessoais. A pandemia gerou também enorme impacto na economia e nas dinâmicas profissionais, na sua generalidade com consequências negativas.

A adaptação forçada das empresas aos novos tempos de pandemia tem-se reflectido, ainda assim, muito positiva para a grande maioria das empresas que conseguiram manter o seu negócio em funcionamento e em segurança, aplicando as medidas recomendadas, como por exemplo o teletrabalho, sendo o sector da construção, e das empresas relacionadas com o ramo imobiliário, um dos sectores onde se sentiu menos os efeitos da pandemia (o mesmo não tem acontecido com o sector do turismo, onde o efeito da pandemia tem sido devastador).

A pergunta é: Como é que os profissionais do setor vão enfrentar 2021?

Covid-19 e a pandemia, qual a previsão?

Recentemente começou a ser administrada a nova vacina que irá combater a pandemia. A previsão é de que se consiga diminuir a possibilidade de contágio e conseguir assim controlar a pandemia, trazendo então uma nova normalidade e uma nova dinâmica empresarial. No sector da construção e imobiliário prevê-se um aumento da procura de novas habitações, havendo já muita procura por habitações com escritórios e espaços de varandas ou terraços. 

Os licenciamentos de novas construções e reabilitações têm mantido um bom ritmo junto das autarquias, tendo sido o ano de 2020 aproveitado para a execução de novos estudos e projectos por parte de investidores e profissionais, prevendo-se assim um maior número de obras durante o ano de 2021. 

Que materiais poderão ser tendência em 2021?

Aliado à grande tendência ecológica e salvaguarda do nosso ecossistema, que se tem verificado nos últimos anos, está também em voga o tema dos materiais com características anti bacterianas e de fácil limpeza, diminuindo assim riscos de contágio, mantendo os espaços mais limpos e simples. Os materiais como o inox e o cobre começam já a ter algum destaque sendo considerados excelentes materiais antibacterianos e com grande facilidade de limpeza.

Com os efeitos da pandemia e a necessidade de utilizar a habitação como local de trabalho, irão ser também tendência, certamente, materiais mais confortáveis e quentes, estando estas características presentes em materiais com texturas mate e anti-dedadas, ou materiais naturais como a madeira, remetendo assim a ligação com a natureza, proporcionado um maior conforto e bem estar.

Que valor cobrar pelos serviços durante o próximo ano? 

Devido aos efeitos da pandemia na economia geral, está previsto que a inflação continue por terrenos negativos, atravessando um período com um índice abaixo de 1, tendo-se verificado, por exemplo, nos valores das rendas dos imóveis de habitação. Prevê-se assim então não existir um aumento do valor dos serviços durante o ano de 2021, podendo até haver, eventualmente, uma estagnação ou redução dos valores cobrados pelos serviços.

Além disso e aliado aos preços actuais e a alguma dificuldade económica dos clientes, podem surgir também novos métodos no sistema de pagamento, como é o caso dos contratos com plano de pagamentos fracionados, por exemplo.

Qual a previsão para o comportamento das pessoas no que toca ao investimento na habitação? 

De um modo geral, a obrigação de passar mais tempo em casa permitiu às pessoas utilizarem a casa também num contexto profissional, tendo sido verificado um grande aumento de casos de mudança na decoração de interiores, compra de novo mobiliário e até execução de pequenas obras de remodelação e manutenção. Para o ano de 2021, prevê-se uma maior procura de habitações com escritório ou casas com varandas, terraços, pátios ou jardins.

Estando o valor das habitações algo inflacionado, devido aos tempos que se viviam antes da pandemia, tem existido uma tendência que consiste na venda de apartamentos ou moradias e a realização do investimento na compra de terrenos e construção. Em muitos casos tem acontecido que o valor da venda do imóvel permite a aquisição e construção de um novo imóvel.

O que esperam os clientes dos profissionais do sector?

Os clientes do sector da construção e do ramo imobiliário esperam que os profissionais continuem a colaborar e a contribuir de uma forma positiva, seja na compra de nova casa, ou na construção de nova habitação. De uma regra geral, os clientes mantêm a confiança nos agentes imobiliários para a procura de nova habitação, e, principalmente, contam com a experiência destes profissionais para garantir uma boa e rentável venda aos seus imóveis.

No sector da construção, surge a necessidade e a previsão, por parte dos clientes, que os profissionais consigam garantir uma maior flexibilidade e uma rápida velocidade no processo de construção, de modo a que os negócios consigam ser rentáveis, principalmente no caso dos investidores.

Como a entreajuda de todos, iremos conseguir que o ano de 2021 seja um ano de mudança e novas esperanças.

Redação: Arquiteto Gabriel Claro

Preparado para 2021? O que esperar do setor da construção e imobiliário
-
É um profissional independente ou uma empresa e quer ter clientes com menos esforço?
Inscreva-se e obtenha clientes
Uma coisa antes de fazer o seu comentário: não é permitido incluir telefones de contacto, e-mails ou links para websites externos nesta secção, tal conteúdo será moderado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba notícias no seu e-mail

  • Hidden
    :
Suscribirme a la newsletter
¿Autónomo o empresa?
Consigue nuevos clientes y haz crecer tu negocio
Únete a habitissimo
usercalendar-fullcrossmenu