Segurança no trabalho na Construção é essencial! Obviamente que todos corremos riscos, contudo este é sem dúvida um sector onde o número de riscos é bem maior, assim como as consequências.Se formos analisar o top 3 de acidentes de trabalho mais comuns temos:
Ou seja, tudo situações que poderiam ser evitadas. Afinal, se as medidas de segurança no trabalho em vigor fossem respeitadas, isto não aconteceria. Tendo isto em conta, apresentamos-lhe algumas das medidas de segurança mais importantes.
Para começar, compete à entidade empregadora definir os riscos e cuidados a ter. Nesse sentido, deverá criar um plano de segurança, tendo em conta:
Uma vez criado, a empresa deve comunicar o plano aos funcionários. Estes devem ter em conta os riscos, mas também as proteções existentes e saber como as usar/aplicar. Por isso, enquanto empregador, não basta “dar” material de segurança aos trabalhadores. Tem de se assegurar da sua qualidade e eficiência, mas também que o mesmo é devidamente usado.
Tratar do terreno e assegurar que as medidas de segurança são cumpirdas é também um trabalho que tem de ser feito. Aliás, este trabalho de inspeção deverá ser feito de forma constante – até para evitar multas ou, ainda pior, acidentes!
Obviamente que os colaboradores no sector da Construção também têm a sua quota de responsabilidade. Para começar, compete aos trabalhadores seguir as diretrizes da empresa, assegurando que cumprem as medidas comunicadas. Assegure-se também que estes possuem a qualificação necessária para realizar os trabalhos e a maquinaria. E, claro, que são responsáveis pela sua conservação e manutenção.
Igualmente importante é criar um ambiente de comunicação fluida. Ou seja, faça com que os trabalhadores se sintam confortáveis a fazer qualquer queixa ou a apontar possíveis perigos ou riscos de acidente.
Contudo, nunca se esqueça que no que toca à segurança no trabalho, os empregados têm (também!) direitos! Direito a trabalhar num ambiente seguro e protegido, onde têm acesso a todos os cuidados e não estão expostos a perigos.
Igualmente para a segurança e bem-estar dos funcionários, é necessário ter outros cuidados. Eis alguns exemplos: