1. Não ser rápido a responder
Prestar atenção à data de publicação do pedido de orçamento é primordial. Na Internet, acontece tudo muito rápido. E é assim que esperamos que aconteça nos dias de hoje, seja para encontrar um pintor ou alterar uma base de chuveiro. Se já passaram 4 dias desde que comecei a procurar, provavelmente, neste momento já consegui encontrar aquilo que precisava. Por isso, é essencial que esteja atento aos pedidos de orçamento, e se possível, tente consultá-los diariamente, para que possa responder rapidamente e assim aumentar as probabilidades de ter sucesso.
2. Não prestar atenção à descrição
Este ponto é muito importante porque há muito em que prestar atenção quando lê a descrição de um pedido de orçamento. Por exemplo, a localidade. Está muito longe e o trabalho não compensa a viagem? Por exemplo, se trabalha em Leiria e não lhe apetece percorrer mais de 120 Km para fazer um trabalho pequeno, não compre contactos em Lisboa, sejam eles quais forem. Outro detalhe a ter em conta: não tente ficar com todos os trabalhos. Não será o primeiro profissional que rejeita um trabalho do Habitissimo porque é demasiado grande e não consegue fazê-lo sozinho. Mais: é um utilizador frequente? Se já fez o pedido de 3 orçamentos no Habitissimo, é porque não tem dúvidas de como usar a ferramenta e sabe como ela funciona para si. Conclusão, quanto mais detalhada estiver a descrição do pedido de orçamento, maior será a possibilidade de que o contacto chegue a bom porto. Uma descrição detalhada costuma ser indicativo de que o particular está determinado em fazer o trabalho.
3. Não ter o perfil completo e atualizado
O seu perfil é o melhor aliado quando é necessário transmitir confiança. Se o seu perfil estiver incompleto, outra pessoa mais "interessante" ficará com o contacto. O seu perfil é como uma "montra" virtual, onde pode mostrar a pessoas interessadas aquilo que consegue fazer, as opiniões de antigos clientes e alguns dos projetos que já realizou. Por isso, tente completar o perfil ao máximo, peça para que os clientes deixem a sua opinião na plataforma e publique alguns dos projetos que já fez e de que se orgulha particularmente. Tudo isto pode ajudar a que consiga mais contactos.
4. Não ser aborrecido
Não responde às suas chamadas? Tente telefonar a horas diferentes. Continua incontactável? É normal, de certeza que pensa que está a ser contactado por alguma empresa de marketing que pretende vender algo. Teste com uma mensagem a explicar porque contactou a pessoa. Apresente-se da melhor maneira possível, explicando o que faz e que está a contactar através do Habitissimo, deixando que a comunicação comece por aí. Aproveite as vantagens que as novas tecnologias trazem ao seu negócio!
5. Reduzir os preços
Fica incomodado sempre que a concorrência "baixa os preços"? Não desça a esse nível e mostre que é a melhor opção. Talvez alguém o faça mais barato, mas você vai fazê-lo melhor. Explique que o barato quase sempre sai caro e que a qualidade paga-se. Mostre que tem experiência profissional e que executa trabalhos de alta qualidade. Tem que ser o seu próprio agente comercial e alguém nessa função sabe sempre o que é melhor para o seu cliente.
6. Não ser prepotente
Como dissemos, tem que se tornar no seu melhor agente comercial e vender o seu produto ou serviço a eventuais interessados da melhor forma. Tem que mostrar o que é melhor e prová-lo com a sua atitude e profissionalismo, mas sem cair na arrogância. Não há nada que transmita mais segurança do que a confiança em nós próprios e no nosso trabalho. Por isso, saia a conquistar o mundo e o mundo será seu!
7. Não ter cuidado com os detalhes
É muito importante apresentar uma mensagem cuidada e adequada ao que foi perguntado no pedido de orçamento. Como recomendação, sugere-se uma mensagem em que se apresente e realce os seus pontos fortes; escrevendo de forma clara, simples e sem erros ortográficos. É claro, não contacte alguém sem personalizar um pouco. Dirija-se ao contacto pelo nome, mostre interesse pelo trabalho específico em que está interessado (seja "reformar uma habitação familiar", "alisar e pintar paredes", ou realizar uma mudança, por exemplo). A primeira impressão é a que conta. Quanto melhor for, mais pontos ganhará à concorrência e mais trabalhos conseguirá.
Atenção: não é permitido incluir no seu comentário quaisquer telefones de contacto, e-mails ou links para páginas web externas ao habitissimo. Tal conteúdo será revisto.