Imagine esta situação, muito recorrente: você envia o orçamento solicitado ao cliente, mas este diz-lhe que precisa de tempo para pensar, antes de aceitar a sua proposta. Já lhe aconteceu? Esta situação nem sempre significa que o cliente não está verdadeiramente a pensar aceitar o orçamento que lhe enviou, mas, caso a tomada de decisão esteja a demorar muito, existem coisas que pode fazer. Deixamos-lhe aqui as nossas dicas:
Se ainda passou pouco tempo desde que apresentou o orçamento à pessoa em questão, pode-se dar o caso de esta estar realmente a ponderar nos valores que você lhe apresentou. De nada adianta estar constantemente “em cima” do cliente para que ele se apresse, já que isso só o afastaria do seu trabalho e da sua empresa. Assim, se vir que a entrega do orçamento é ainda muito recente, espere que o cliente o contacte. A melhor forma de saber se o cliente vai ligar ou não é estabelecer inicialmente uma data até à qual ele pode pensar e comunicar-lhe a sua decisão. Se essa data passar, saberá que tem de entrar em ação.
Pode acontecer de o cliente se tenha esquecido do prazo em que deveria comunicar a decisão, e, por isso, é importante que procure contactar o cliente, percebendo na conversa se este está com algumas dúvidas em relação aos pontos apresentados no orçamento, ou se tem alguma questão quanto à empresa ou à construção em si. Caso o cliente lhe responda que está a ponderar outra empresa, não se preocupe, porque ainda existem coisas que pode fazer.
Pergunte ao particular se lhe pode enviar outra proposta, para que este a possa considerar no seu processo de tomada de decisão. Reveja o orçamento original que apresentou e procure por formas de torna-o mais atrativo para o cliente. No entanto, não se esqueça que o valor a pagar no final deve ser justo também para si e para a reputação da sua empresa. Não caia na tentação de fazer o trabalho muito mais barato ou até com prejuízo só para conseguir o cliente.
Ter alguém que possa esclarecer as nossas dúvidas e dar um pouco mais de atenção ao nosso projeto pode ser um grande diferenciador, quando alguém está a tentar decidir entre aceitar um orçamento ou outro. Assim, mostre que está interessado no trabalho, procure dar sugestões e deixe claro desde o início que está disponível para responder a dúvidas que o cliente possa ter, seja em relação ao orçamento, seja em relação ao projeto em si.
Existem muitas razões pelas quais um particular pode estar reticente em aceitar a sua proposta. Para que possa melhorar o seu serviço e conseguir ir de acordo às expectativas do cliente, tanto nesta como numa próxima oportunidade, peça feedback ao cliente que está a pensar na sua proposta. Esteja aberto às críticas construtivas e sugestões que este lhe apresenta, e procure melhorar o seu serviço de acordo com elas. Afinal, esta é uma excelente oportunidade de tornar a sua empresa ainda mais atrativa e diferenciada para os particulares.