À procura de dicas de organização no trabalho para entrar em setembro em grande e com menos stress?
Sabemos que no pós-férias o número de pedidos aumenta sempre. Setembro é um mês de regressos e recomeços para muitos e também o momento em que muitos clientes começam a preparar a casa para o inverno. Nesse sentido, obras como instalação de aquecimento, troca de janelas ou limpeza de chaminés costumam estar entre os pedidos mais populares – mas não só.
Contudo, o que vamos aqui partilhar são algumas dicas de organização. Verá que com as nossas dicas, esta transição acabará por se revelar mais suave, facilitando o regresso ao trabalho!
E quando dizemos papelada, referimo-nos a tudo que é mais burocrático – facturas, contratos, respostas a emails, etc.
Nesse sentido, tire uma manhã para organizar a papelada. Além disso, aproveite para se encontrar com o contabilista, de modo a fazer um ponto de situação.
Assegure-se que tudo foi cobrado – e pago – devidamente e que respondeu a todos os clientes e pedidos de orçamento. Deste modo, começará setembro como uma folha em branco sem ter nada que o esteja a atrasar.
Sabe também o que ajuda a trabalhar de forma organizada? É uma mesa limpa e ordenada!
Por isso, comece por limpar a sua mesa, deixando apenas o essencial. Ou seja, aquilo que realmente necessita para trabalhar! Um espaço de trabalho desordenado não só acaba por revelar uma distração, como é também pouco apelativo e produtivo.
Além disso, talvez tenha chegada a hora de investir em material de qualidade. Por exemplo: uma cadeira ergonômica ou uma ferramenta mais potente. Apostamos que até vai trabalhar com mais ânimo!
Outra dica para se organizar igualmente importante, é marcar uma reunião com a sua equipa. Deste modo, poderão discutir os próximos projetos, dando prioridade ao que é mais importante para o crescimento e facturação da empresa. Obviamente que este é também um bom momento para discutir estratégias para conseguir mais clientes! Juntos poderão preparar a empresa e organizar o trabalho para os meses seguintes, de modo a que (juntos) possam dar uma resposta mais eficiente às necessidades dos vários tipos de clientes.
Aproveite também este momento para falar com os seus colaboradores e motivá-los. Não se esqueça: uma equipa satisfeita é sempre mais produtiva! Logo, não descure nem os seus funcionários, nem as suas necessidades.
Igualmente importante é atualizar-se sobre as novas normas da DGS, seja em contexto de obra, sejam as regras que afectam o funcionamento do escritório.
Depois de um período longo de trabalho remoto, muitas empresas estão agora a adoptar pelo trabalho híbrido. Com este modelo, os funcionários trabalham uns dias em casa e outros no escritório. Defina bem o modelo de trabalho a adoptar pela empresa. Para isso, tenha em conta a preferência dos restantes trabalhadores e deixe bem claro o que espera de cada um.
Por último, e uma vez tratados todos os aspectos burocráticos e laborais, é hora de se focar no trabalho!
Nesse sentido, quando se fala de dicas de organização criar listas é essencial. As listas são sempre uma boa forma de começar, pois ajudam-nos a visualizar o que tem de ser feito. Obviamente que nem sempre é possível fazer tudo! Contudo, quando assim é, deverá definir prioridades!
Igualmente importante é saber delegar e partilhar funções com o resto da sua equipa! Posto isto, só nos resta desejar-lhe um bom regresso ao trabalho!