A grave seca que se faz sentir no nosso país, aliada ao contexto do conflito armado na Ucrânia, levou a que diversos países da União Europeia implementassem medidas de poupança de energia e de recursos. O nosso país não foi uma exceção, tendo criado o Plano de Poupança de Energia de 2022-2023. Mas afinal, o que é este plano e como é que ele afeta o setor da construção?
Como o nome indica, trata-se de um plano, criado pelo Governo, que procura apelar a uma utilização mais consciente dos recursos que temos disponíveis. Com o propósito de focar nos recursos hídricos e na eletricidade, e acima de tudo, tem também como objetivo a redução dos consumos excessivos no nosso país.
O Plano de Poupança de Energia apenas tem caráter obrigatório para a administração pública. Já no setor privado, as medidas propostas tem caráter facultativo. Entretanto, se for declarado um alerta por parte da União Europeia, estas medidas passarão a serem obrigatórias. para todos os setores.
Mas, mesmo que os privados não estejam obrigados a seguir as recomendações do plano, é sempre bom para o seu negócio pensar em formas de diminuir os seus consumos, tanto para poupar recursos como para reduzir os custos associados.
No que diz respeito à energia, a proposta é que se tente poupar ao máximo o consumo desta, reduzindo o consumo energético ao máximo. Desta forma, o setor da construção pode ter um papel importante, e como sugestão deverá incluir maneiras de reduzir o consumo de climatização e iluminação. Existe também a recomendação de que se usem fontes de energia renováveis, sempre que possível, e dá-se destaque à formação e à capacitação por forma a potenciar a eficiência energética.
Veja também: Como aderir a construção sustentável nos seus projetos
No geral, os objetivos pretendidos prendem-se com um aumento da eficiência do uso dos recursos hídricos, evitando-se desperdícios e regras desnecessárias e excessivas, como por exemplo, a redução do desperdício de água na rega. Tal como no ponto anterior, dá-se destaque para a formação e a capacitação para uma maior eficiência do uso dos recursos hídricos que tem disponíveis.
No que toca aos recursos energéticos:
Em termos hídricos: