Longe vão os tempos em que, para se criar um site próprio, era necessário contratar alguém especializado, que fizesse tudo de raiz. Hoje, existem diversas opções para criar sites gratuitamente ou a baixo custo, algo que pode e deve aproveitar para impulsionar os seus negócios. Mas afinal, porque é que deve ter um site e quais são as opções que tem disponíveis? Explicamos-lhe tudo neste artigo!
Hoje, a maioria das pessoas encontra-se online de alguma forma, e as novas gerações têm tendência a pesquisar bastante na internet antes de tomar uma decisão de compra. Entretanto, se quer chegar a estes novos clientes, deverá ter um site, onde pode mostrar os trabalhos que já fez, esclarecer eventuais dúvidas e evidenciar o seu profissionalismo. Pense no seu site como uma espécie de portefólio online, em que poderá cativar eventuais interessados nos seus serviços. E lembre-se: quantas mais pessoas forem expostas ao que faz, mais hipóteses tem de conseguir novos clientes.
Sim, é possível criar um site próprio de forma gratuita, embora estes serviços tenham algumas opções limitadas. De qualquer forma, se tudo o que pretende é apenas expor os seus trabalhos e deixar algum contacto a interessados, estas opções são mais do que suficientes. O Google Sites permitem-lhe criar o seu site em poucos minutos e sem custos. Já o Wix, permite criar o site de forma gratuita, mas mantendo publicidade ao serviço deles e um nome de domínio que não pode ser personalizado.
Se pretende ter um criar um site próprio com um domínio exclusivo (algo como www.nomedasuaempresa.pt), existem muitas opções de baixo custo. Para além de editores simples, como o Squarespace e o já referido Wix, tem opções populares como o WordPress. Nestes casos, apenas terá que pagar por um domínio personalizado e/ou pelo alojamento do seu site. Feitas as contas, conseguirá fazer isto por valores entre os 100 -150€ anuais. Certamente, é um excelente preço para ter um site de qualidade, rápido e que pode ser personalizado das formas que bem entender.
Lembre-se sempre da velha máxima de que “os olhos também comem”. Um site de aspeto antigo, pouco funcional e com um design datado não são atrativos e não vão ajudar a impulsionar os seus negócios. Portanto, procure sempre dar ao seu site um ar moderno, e teste o site antes de o colocar online para garantir que a funcionalidade está presente. Torne todo o processo de navegar no seu site o mais simples possível: se tiver de perder muito tempo a clicar para chegar aos seus trabalhos, por exemplo, o cliente rapidamente perderá o interesse e sairá da sua página, o que não é bom para o seu negócio.
Não basta ter um site para ter uma presença online forte. O seu site será o ponto de base para toda a sua estratégia online, o local para onde pode encaminhar os seus clientes. Igualmente, complemente isto com uma presença ativa nas redes sociais, como o facebook e instagram, para conseguir chegar a ainda mais pessoas. Publique fotos dos seus trabalhos mais recentes, responda a dúvidas dos seus seguidores, e construa a sua autoridade mostrando o seu profissionalismo. Tudo isto ajudará a impulsionar o seu negócio na internet e, consequentemente, na vida real.
Pode interessar: Como podem as redes sociais ajudar no seu negócio?
Ângulos e alçados unipessoal lda 914784423