Conseguir mais clientes é a melhor forma de fazer o seu negócio crescer. Além disso, não se esqueça que um cliente satisfeito não só volta, como ainda aconselha e recomenda o seu serviço a outros potenciais clientes.
Assim sendo, confira as nossas dicas para conseguir clientes novos para o seu negócio.
Obviamente que o seu trabalho é bom, mas na hora de se promover convém que seja realista quanto àquilo que é capaz de fazer – e bem! Nenhum cliente gosta de se sentir defraudado, nem de resultados mais ou menos.
Por isso, foque-se naquilo em que é bom, de modo a garantir um bom trabalho.
Igualmente importante é ser realista na hora de falar com o cliente. Não indique prazos impossíveis e abra o jogo com ele, falando de possíveis problemas – seja atrasos dos fornecedores, complicações que possam surgir,…
Por norma mais conservador, o sector da construção começa agora a entender as vantagens do online. E a resposta é simples: se os seus clientes estão lá, é lá que tem que estar também.
Nesse sentido, aposte na criação de um site e esteja presente nas redes sociais. Seja ativo a promover a sua empresa e deixe que o seu trabalho fale por si. Nesse sentido, aposte em publicações com boas tografias do seu trabalho, mostrando o Antes e o Depois, assim como o progresso da obra. E, muito importante, responda sempre aos comentários e mensagens, sendo essencial interagir com a comunidade.
Igualmente importante é marcar presença nos sites do sector, de modo a chegar a mais gente. Plataformas como o habitissimo são uma excelente forma de divulgar o seu trabalho e de comunicar diretamente com o cliente, apresentando propostas e orçamentos. Faça o seu perfil habitissimo e verá que hoje mesmo irá conseguir clientes novos para a sua empresa!
Os erros, assim como o feedback e críticas dos clientes são essenciais para aprendermos e fazermos melhor. Seja humilde e aceite essas lições, assumindo a sua responsabilidade – mesmo quando a culpa é de um colaborador ou fornecedor seu! Quando é você que dá a cara, nada mais importa para o cliente!
Posteriormente, use esses ensinamentos, colocando-os em prática no trabalho seguinte. Deste modo, irá ser capaz de gerir melhor as expectativas dos novos clientes, como também estará melhor preparado – e prevenido – para as eventuais falhas e/ou imprevistos que possam decorrer!
Atenção ao atendimento
Sabemos que o cliente nem sempre tem razão, mas mesmo quando isso acontece é importante que o trate com respeito e profissionalismo. E isto é válido durante todo o processo – quando lhe pedem um orçamento e também durante e no pós-obra.
Não se esqueça que um cliente satisfeito torna-se num embaixador da empresa, acabando por a promover junto de terceiros, recomendando-a!
Em equipa vencedora não se mexe, certo? Então, rodeie-se e trabalhe com os melhores e faça uma boa gestão do projeto, cuidando daqueles que trabalham consigo! Verá também como bons resultados são motivadores e a satisfação dos clientes deixará todos orgulhosos do trabalho feito.
Também é importante que estime os seus colaboradores e funcionários. Hoje em dia, os próprios clientes estão mais conscientes da importância das condições de trabalho e, muitas vezes, acabam por optar por empresas mais éticas e socialmente responsáveis.