Hoje em dia, presença nas redes sociais podem ajudar no seu negócio, impulsionando-o e ajudando-o a conquistar mais clientes.
Se tem dúvidas quanto a este tema, considere que a maioria da população adulta se encontra nas redes sociais, passando, inclusive, bastante do seu tempo nelas. Ora, o segredo de qualquer negócio, seja ele qual for, é estar onde o seu público está, de modo a ter mais visibilidade e ser facilmente reconhecido. Por isso, se o seu público se encontra nas redes sociais, é fundamental que também esteja lá.
Dessa forma, as pessoas ficarão expostas de forma constante ao seu negócio e serviços, lembrando-se de si sempre que precisarem. Igualmente importante é entender que as as redes permitem-lhe ganhar uma reputação de pessoa experiente, profissional e poderá conseguir mais trabalhos.
Para começar, não há uma resposta certa a esta pergunta! Isto, porque que as redes sociais escolher irá depender muito do tipo do seu público-alvo e tipo de negócio.
Actualmente, em Portugal, as redes sociais mais utilizadas são o Facebook e o Instagram. Logo, é uma boa ideia apostar numa presença ativa nestas duas redes, de modo a chegar facilmente a mais pessoas.
Relativamente ao Instagram, apenas lhe aconselhamos se a sua empresa tiver um trabalho mais visual (como a decoração de interiores, arquitetura,…) e imagens de muita qualidade.
Em suma: para saber que rede social escolher, pense no tipo de clientes que costuma ter. Após, ter um perfil, será mais fácil trabalhar na sua presença digital.
Hoje em dia, não basta ter uma conta numa determinada rede social e dar o trabalho por concluído. Para que o seu negócio cresça realmente, é preciso criar conteúdos, de forma constante, mostrando a sua experiência e profissionalismo. Deste modo, coloque imagens de trabalhos recentes, peça a opinião de antigos clientes, responda às perguntas mais frequentes e dê dicas de forma a revelar a competência da sua empresa. Não só estará a dar uma ajuda às pessoas que o seguem, como provavelmente será contactado quando precisarem de algo.
Outra forma de promover a página da empresa é através de anúncios pagos nas redes sociais. Embora não seja algo obrigatório, verá que pode ajudar a sua empresa a crescer mais rapidamente. Pagando por um anúncio, está a garantir que mais pessoas vêm os seus serviços. Não só terá mais visitas na página, como irá atrair pessoas que realmente têm interesse e procuram especificamente a sua área de negócio, rentabilizando, assim, o seu investimento ao máximo .
Quando compramos com a publicidade tradicional, os anúncios nas redes sociais têm um custo relativamente baixo, são fáceis de criar e permitem-lhe chegar a um público que está verdadeiramente interessado.
Atualmente, existem diversos cursos de Marketing Digital em Portugal. Se tem pouco tempo, aconselhamos-lhe a frequentar um curso online. Nesse sentido, aqui ficam as nossas sugestões:
Alternativamente, pode sempre contratar um gestor de redes sociais. Ou seja, optar antes por um profissional experiente que cuide de toda a gestão – desde a criação dos conteúdos, à plainificação, agendamento e acompanhamento.