Nos tempos que correm, não basta construir apenas edifícios espaçosos e confortáveis, para além de esteticamente agradáveis. A verdade é que a ideia da construção sustentável se torna cada vez mais urgente, devido às mudanças climáticas, ao esgotamento de recursos naturais e a aposta nas fontes de energia renováveis. Portanto, se quer aderir a uma forma de construção mais amiga do ambiente, apresentamos-lhe a construção sustentável:
A construção sustentável pretende tornar-se num novo paradigma na área da renovação, construção, conceção e até no desmantelamento dos edifícios. Neste tipo de construção, procura-se analisar o impacto que cada obra terá no local de implantação, procurando-se reduzir ao máximo esse mesmo impacto. Também há um foco muito grande na otimização dos recursos existentes e no uso de materiais e processos mais eficientes, o que permite uma poupança nas matérias-primas a serem usadas. Por fim, outro ponto muito importante é a eficiência energética da obra final, de modo a permitir uma poupança na climatização.
A construção sustentável tem diversos benefícios associados. Deixamos-lhe aqui alguns dos mais relevantes:
Adotar a construção sustentável pode ser uma transição algo trabalhosa a início, uma vez que se deve analisar bem a obra de todos os pontos de vista. Mas esta transição é bastante recompensadora, porque lhe ensina uma nova forma de trabalhar e de ver os edifícios. Além disso, a construção sustentável é a construção do futuro, pelo que este será um fator bastante diferenciador da sua empresa em relação aos concorrentes, numa altura em que cada vez mais pessoas pensam na sustentabilidade das suas ações e procuram soluções amigas do ambiente em tudo o que fazem, incluindo na construção.
A construção sustentável pretende focar-se nas necessidades do indivíduo sem, no entanto, colocar em causa as gerações futuras. Para isso, todas as obras devem ser bem pensadas e planeadas antes de se começar a execução, de modo a cumprirem todos os critérios de sustentabilidade. Assim, deverá focar-se em pontos como a orientação da casa (para maximizar a exposição solar), o local de implantação da construção (de modo a que se adapte bem ao ambiente circundante), e a forma como os recursos vão ser usados (desde os materiais de construção à água usada na obra, por forma a evitar desperdícios). Neste portal, encontra diversas informações sobre a construção sustentável que o podem ajudar a adotar este tipo de construção.
Hoje em dia, existem já muitos materiais de construção feitos a partir da reciclagem de outras matérias-primas, que são igualmente belos e resistentes e que podem ser uma boa opção para a construção sustentável. Este tipo de construção não restringe propriamente os materiais a usar, pedindo-lhe em vez disso que considere bem o impacto que a produção e o transporte desse material vai ter no planeta. Portanto, devem-se privilegiar materiais da região, que costumam ser bastante eficientes e harmonizam bem com o ambiente natural que os rodeia. Não sendo isso possível, o transporte dos materiais necessários deve ter uma pegada ambiental mínima.