Quando começamos um trabalho, o cliente costuma ter já uma ideia do que quer ver no final, o que é sempre de grande ajuda, uma vez que nos permite perceber qual é a melhor forma de fazer o serviço. Mas também é verdade que os clientes não costumam contar com a sua experiência, e, por isso, que não escolha soluções eficientes para o projeto. Por isso, deixamos-lhe aqui algumas ideias de como ajudar o seu cliente a poupar dinheiro recorrendo a soluções eficientes.
Cada caso é um caso, e o que funciona numa construção pode não funcionar na outra. Mas uma coisa que é sempre importante é o isolamento de uma casa, tanto térmico como acústico, já que um bom isolamento aumenta e muito a qualidade de vida dos habitantes. Assim, use a sua experiência para indicar ao cliente quais os isolamentos que recomenda para a sua obra, explicando-lhe as vantagens das suas soluções. Em caso de dúvida entre dois, explique bem quais são as vantagens e desvantagens de cada material, e chegue a uma decisão final juntamente com o cliente.
Podemos não pensar muito neles, mas a verdade é que caixilhos de qualidade fazem toda a diferença. Assim, caso o seu cliente esteja a considerar caixilhos de madeira, não deixe de explicar que as soluções eficientes são aquelas em alumínio ou PVC, que não permitem que o calor se escape tanto de inverno e que este entre no verão, o que representa uma poupança. O mesmo vale para as janelas: inste o cliente a escolher modelos eficientes, que lhe permitirão manter a temperatura estável dentro de casa.
Se há algo que pode dar grandes dores de cabeça, é a escolha do aquecimento, tanto do ambiente como da água. No que diz respeito a aquecer a casa, a solução que mais se adequa vai depender da área total da habitação, entre outros fatores (nos quais se incluem, claro, os gostos do cliente). No caso da água, o importante é procurar uma solução que seja eficaz e não gaste muito. Assim, aconselhe os seus clientes a procurarem por aparelhos de aquecimento que sejam o mais eficientes possível, já que isso lhes vai poupar não só dinheiro como dores de cabeça.
São um investimento que se pode revelar elevado, mas que acaba por compensar a médio prazo. Os painéis podem ser usados para aquecer a água da casa, ou como forma de suprir as necessidades de energia da habitação. Seja como for, representa uma poupança significativa nas despesas mensais de uma família, pelo que é sempre uma solução a considerar e a apresentar aos seus clientes, como sendo uma solução eficiente para o lar.
É verdade que não perdemos muito sono a pensar nas lâmpadas que temos em casa, mas a escolha por lâmpadas LED acaba por representar uma grande poupança, já que estas têm mais durabilidade que as lâmpadas convencionais. A diferença ao final de um ano pode revelar-se significativa. O mesmo é válido para eletrodomésticos: quanto mais eficientes forem, mais energia lhe permitirão poupar, o que pode revelar-se uma grande mais-valia no orçamento familiar do seu cliente.
Discuta junto com o cliente todas as ideias e soluções que possam resultar eficientes, desta forma, o cliente se sentirá muito mais seguro e feliz por ter contrato os seus serviços.