A altura do verão é umas das mais ricas em trabalho no que ao setor da construção diz respeito, mas é também a altura do ano por excelência para se tirar férias, o que por vezes pode levar a algumas dores de cabeça administrativas na sua empresa. Para o ajudar a gerir a alta demanda de trabalho e as férias dos seus colaboradores, deixamos-lhe aqui algumas dicas:
Se já tem vários trabalhos marcados, tente planear o mais possível as fases desses projetos, de modo a saber quais vão ser as alturas em que mais vai precisar de pessoal para os realizar. Dessa forma, saberá quais são as melhores alturas para os seus colaboradores tirarem férias – neste caso, as melhores alturas deverão coincidir com as semanas de menor trabalho nestas obras. Planeie também com alguma margem de manobra, pois os prazos nem sempre se poderão cumprir como planeou.
Prepara-se para o verão: Os trabalhos mais solicitados
Procure estabelecer algumas regras na sua cabeça, para que tudo corra bem neste período. Por exemplo, duas pessoas com funções semelhantes na empresa não deverão ir de férias ao mesmo tempo, já que isso poderia prejudicar gravemente o funcionamento do seu negócio. Assim, estas pessoas deverão ter férias alternadas. Ao estabelecer estas “regras”, será mais fácil para si continuar com os projetos da melhor forma enquanto os seus colaboradores vão de férias.
Quando estiver a criar o mapa de férias do pessoal, procure estar atento às incompatibilidades. Por exemplo, irão existir dias em que se sobrepõem as férias de muitos dos trabalhadores, prejudicando assim o negócio? Nesse caso, planeie de acordo com esta situação, para que nesses dias os trabalhadores não precisem de tantas pessoas. Em alternativa, pode adiantar as férias de algumas pessoas em um ou dois dias, mas apenas se os trabalhadores em questão estiverem de acordo.
Defina com alguma antecedência se as funções do colaborador que estiver de férias passarão temporariamente para outro trabalhador ou se vai precisar de contratar alguém temporariamente para cobrir o lugar dessa pessoa. Neste último caso, para tornar tudo mais célere, tenha à mão os contactos de alguns colaboradores temporários que sejam da sua confiança, e contacte-os antecipadamente para que eles possam reservar aquele tempo para si.
Conciliar os trabalhos que tem planeados com as férias dos trabalhadores não tem de ser uma tarefa difícil, especialmente se estiver atento ao mapa de férias do pessoal e se planear com tempo a época de trabalho.