Adjudicar trabalhos passa por conseguir arranjar novos clientes. Tal é algo fundamental para qualquer negócio, mas nem sempre é fácil. Para isso, pode sempre recorrer a diretórios de profissionais, como o habitissimo. Contudo, para ter sucesso, não basta apenas estar presente: há que fazer mais! De modo a lhe ajudar a conseguir mais clientes, deixamos-lhe aqui os 7 dicas para adjudicar mais trabalhos no futuro.
Antes de iniciarem um projeto e escolherem um profissional para o realizarem, a maioria dos particulares procura saber os preços do serviço. Para isso, pede vários orçamentos, comparando-os. Neste processo, a pesquisa pode ser feita online, via telefone ou até em pessoa. Depois, cabe ao particular decidir qual é a melhor opção, o que significa necessariamente que apenas irá escolher um dos profissionais que lhe deu orçamento para fazer o trabalho.
Quer enviar o seu orçamento ou contactar o cliente para saber a sua decisão, mas este não atende o telefone, nem lhe liga de volta. Tal pode acontecer! Para evitar este tipo de situação, envie uma mensagem ou um email, indicando que o tentou contactar. Não corra o risco do cliente escolher outro profissional por achar que não se interessou ou não cumpriu o combinado!
É um facto: nem sempre temos tempo de fazer todos os trabalhos. Neste caso, para chegar a mais pessoas, procure agilizar os seus processos de trabalho dentro do possível, organizando melhor os seus projetos e prioridades. Talvez dessa forma consiga ter mais tempo para novos projetos e novos clientes.
Não há nada de errado em recusar fazer um serviço por este não ser do seu interesse. Idealmente, um bom empresário sabe o que convém ou não ao seu negócio. Os motivos para dizer não são variados, e todos eles válidos Porém, mesmo nestes casos, não deixe de comunicar a sua posição ao cliente.
Haverá sempre concorrência seja qual for a área de negócio! Seja por terem feito um preço mais baixo, por terem prometido um prazo de finalização mais curto ou por qualquer outro motivo, é inevitável que alguns trabalhos acabem por ir parar nas mãos da concorrência.
Nestas situações, poderá sentir-se tentado a baixar os preços ou a prometer o impossível para adjudicar mais trabalhos, mas pense bem! Serão esse o melhor caminho ou mais realista? Será que não vai acabar por comprometer a qualidade do seu serviço. Se acha que os preços que pratica são justos, mantenha-os. A maioria das pessoas prefere pagar um pouco mais por algo de qualidade comprovada.
Criar um perfil num diretório de profissionais é uma boa forma de destacar o seu negócio. Contudo, saiba que pode chamar ainda mais a atenção, se apresentar a opinião de antigos clientes. Antes de contratar, a maioria das pessoas procura saber a opinião de antigos clientes. Tal permite-lhes ter uma melhor ideia daquilo com que pode contar e reforça sempre a credibilidade de uma empresa.
Se tem conta no perfil habitissimo, peça a antigos clientes que deixem a sua avaliação para que outros o fiquem a conhecer melhor.
A internet é uma excelente forma de dar a conhecer o seu trabalho e a sua experiência. Simultaneamente, nada é mais verdadeiro do que a ideia de que “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Deixe que as imagens dos seus trabalhos falem por si. Para isso, aposte em fotos de qualidade – se precisar deixamos-lhe aqui as melhores apps para editar as fotos.