Saber contatar com o cliente é essencial para o crescimento do negócio. Sabemos que entre as muitas tarefas, ter de lidar com o cliente, nem sempre é uma tarefa. Contudo é essencial. Afinal, sem eles, não há negócios. A pensar nisso, partilhamos consigo cinco erros – e soluções – para melhor se relacionar com o cliente.
Uma vez feito o primeiro contacto, pode acontecer que nem sempre tenha tempo para contactar o cliente atempadamente. Tal pode levar a que esta pessoa faça outros contactos, acabando por encontrar o que precisa junto da concorrência.
Para evitar que isto aconteça, defina um método de atendimento ao cliente que lhe permita dar uma resposta rápida. Inclusive, aconselhamos-lhe a reservar diariamente, um pouco do seu tempo, para levar a cabo esta tarefa.
Associado ao ponto acima, está este segundo. Sabemos que preparar um orçamento é um trabalho que requer rigor e cuidado. Porém para um cliente, uma resposta rápida é sempre mais importante. Ainda mais, quando nesta fase, possivelmente contactou outros serviços e quer comparar preços.
Nesse sentido, a solução para apresentar orçamentos de forma rápida é ter uma tabela com todos os preços dos serviços. Numa primeira fase, pode indicar que este é um valor aproximativo, indicando que se lhe interessar poderá fazer uma proposta mais realista. Verá como esta é uma excelente forma de “agarrar” logo o cliente.
Lembre-se que quando um cliente escuta “até ao fim do mês, isto fica pronto”, mesmo que depois surjam problemas, é isso que ele espera! Por isso, é tão importante ser realista quanto a prazos e datas, sabendo equilibrar as expectativas do cliente.
A solução? Organizar bem o seu tempo e os prazos. E, claro, apenas fazer promessa que pode cumprir. Seja honesto com o cliente, explique-lhe dos possíveis problemas e imprevistos que podem surgir, use a sua experiência para ilustrar e seja sempre claro, dizendo-lhe porque razão não pode fazer algo. Muitas vezes, o que mais frustra os clientes é a falta de comunicação, não serem tratados de forma considerada e ser devidamente informados.
Com “ser profissional” queremos dizer: tratar os clientes com o respeito, ouvindo-os e oferecendo as melhores soluções para o seu caso. Assim sendo, um bom profissional deverá saber sobre a sua área de negócios e ser capaz de dar resposta aos clientes, de forma educada e calma. Nesse sentido, também é importante usar uma linguagem apropriada. Evite ser rude ou discussões – mesmo quando os clientes aparecem com pedidos sem sentido ou fora do acordado.
Por último, é normal que antes de começar um projeto, haja dúvidas. Afinal, eles não estão por dentro do assunto, nem sabem o que é preciso fazer para chegar ao resultado final. Lembre-se: o especialista é você.
Por isso, é importante que recorde que as pessoas recorreram a si pelo seu profissionalismo e experiência. Assim sendo, tirar dúvidas é uma boa forma de revelar conhecimento, ajudando o cliente a ter uma ideia mais correta do que vai ser feito. Para esse fim, além do contacto direto, pode também usar as redes sociais, por exemplo.