Partilhamos consigo 10 técnicas infalíveis para conseguir mais clientes neste artigo. Contudo, não se esqueça, igualmente importante é fidelizar os clientes que já tem. A pensar em tudo disto, aqui ficam dez conselhos de ouro – e infalíveis!
Hoje em dia, não basta ficar sentado no escritório à espera que os clientes venham ter consigo. Assim sendo, é importante que a sua empresa esteja onde estão os clientes. Nesse sentido, participe em feiras e eventos do setor, invista em parcerias e faça uma aposta na Internet, criando uma presença digital para o seu negócio.
Afinal, qual é o seu cliente-alvo e o que é que este precisa? Somente depois de conseguir responder a estas questões é que poderá começar a traçar o seu plano e estratégias para conseguir mais clientes. Verá que uma vez definidas as prioridades so seu negócio, vai ser mais fácil promover o seu trabalho, de uma forma que ressoe com os clientes e os seus problemas.
Muitas pessoas, hoje em dia, procuram uma empresa ou serviço através da Internet. Além de ser uma forma mais tranquila de procurar informação (e sem menos pressão), online podem não só ver trabalhos anteriores, como também encontrar opiniões de outros clientes e comparar preços. Muitos clientes preferem fazer, assim, a sua escolha final, optando por fazer uma decisão mais informada.
Assim sendo, não descure o online. Desde investir na criação de um site, a estar presente nas redes sociais ou no Google MyBusiness, assim como em plataformas do sector – como é o caso do habitissimo – tudo conta na hora de dar maior destaque online à sua empresa.
Afinal, o que é que o cliente ganha ao escolher a sua empresa, em vez da concorrência?
Pense naquilo que distingue o seu serviço, seja a qualidade, a rapidez, o uso dos melhores materiais,… Depois, reformule a sua estratégia de captação de novos clientes em função disso. Verá como se torna mais fácil atrair novos clientes se conseguir demonstrar claramente as vantagens do que oferece.
Um negócio não é algo impessoal, pelo contrário. Por essa razão, procure criar relações próximas com os seus clientes. Mostre-se atencioso e presente, ouça os seus problemas, oferecendo soluções dentro da sua área de especialização. Ou seja: trate-os bem – acredite ou não, isto é algo que um cliente nunca esquece!
Por mais técnicas para conseguir mais clientes que existam, nenhuma é tão poderosa como o boca-a-boca. E não, não é coisa do passado! Aliás, uma boa recomendação, seja ela feita por amigos ou familiares ou, por vezes, basta a opinião de alguém num fórum ou página da Internet pode fazer toda a diferença! Encare cada cliente como um potencial embaixador da marca e verá como, uma vez satisfeitos, eles irão acabar por recomendar o seu trabalho!
Muitas vezes, há a tendência de baixar os preços, acreditando que, assim, irá atrair mais clientes. Contudo, muitas vezes, tal pode ter o efeito contrário, passando a ideia de que a sua empresa não é tão profissional como parece. Por essa razão, valorize não só o seu trabalho, como os seus conhecimentos, apresento um um preço justo e competitivo. Inevitavelmente, a qualidade acabará por falar por si.
Além disso, na área da construção é claro para todos – profissionais e clientes – que o barato sai muitas vezes mais caro. Por essa razão, a maioria das pessoas parece estar disposta a pagar mais por um profissional experiente.
Garantir um trabalho de qualidade é uma excelente forma de atrair novos clientes, mas também de os manter. Nesse sentido, tenha um catálogo/portfolio dos trabalhos e serviços que fez, apresentando-o sempre que necessário. Use o seu site e as redes sociais para partilhar os seus trabalhos, deixando que as imagens falem por si!
Você sabe que tem os conhecimentos e a experiência necessárias para fazer um bom trabalho. Mas se os seus clientes não o souberem, de nada lhe vale.
Por isso, procure ser reconhecido como uma figura de autoridade na sua área de negócio. Seja atencioso sempre que alguém vier ter consigo com um problema, mostrando o que sabe numa linguagem simples e esclarecedora. Não só apresente soluções, como as explique, estabelecendo, assim, confiança com o cliente.
Por último, não descure o atendimento ao cliente, sobretudo o serviço pós-venda. Nesse sentido, seja atencioso mesmo com quem já adquiriu os seus serviços, apresentando sempre um comportamento profissional. Dessa forma, conseguirá fidelizar quem já usou os seus serviços, mas também atrair novas pessoas.